TEMPO

Oito pessoas morrem durante chuvas fortes no RS e 21 seguem desaparecidos

O estado segue em alerta vermelho para temporais até quinta-feira (2/5)

Publicado em: 01/05/2024 11:22

Santa Maria, na região central, chegou a ficar com as estradas alagadas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Santa Maria, na região central, chegou a ficar com as estradas alagadas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Um temporal com fortes chuvas atinge praticamente todo território do Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29/4). A Defesa Civil do estado estima, segundo dados desta quarta-feira (1º/5), que oito pessoas morreram por conta de alagamentos e deslizamentos nos últimos dias e outras 21 seguem desaparecidas.
 
De acordo com atualização desta manhã, cerca de 19 mil gaúchos foram afetados pelo alto volume de chuva, que chegou a 100mm em 24 horas. Ao todo, 104 municípios foram afetados, 1.145 pessoas estão em abrigos e outras 1.431 desalojados. 

A Defesa Civil está também trabalhando no resgate de desaparecidos e já constatou oito mortes nas operações. Veja abaixo a lista de municípios.

Óbitos:

Paverama (2)
Pantano Grande (1)
Itaara (1)
Encantado (1)
Salvador do Sul (1)
Segredo (1)
Santa Maria (1)
 
Desaparecidos: 

Roca Sales (4)
Candelária (8)
Encantado (6)
São Vendelino (2)
Salvador do Sul (1)
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido alerta vermelho ontem para o risco de chuvas fortes e ventos de até 100 km/h, que foi mantido até a quinta-feira (2/5). O volume de precipitação previsto é, novamente, de 100 mm por dia.  
 
Ajuda humanitária
 
Santa Catarina enviou nesta manhã uma "ajuda humanitária" ao estado vizinho com o envio de profissionais e veículos para atuarem no resgate e busca por desaparecidos. Foram disponibilizados 30 bombeiros militares, 12 embarcações e oito viaturas da Polícia Militar e também uma viatura com equipamento específico para resgate em deslizamentos. 

O governo federal também presta auxílio aos gaúchos, com o envio de dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) para também auxiliar no resgate de pessoas que estejam ilhadas em inundações.  
 
Confira a matéria no site do Correio Braziliense.  
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL