CONTAMINAÇÃO

Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação

Anvisa fala em ''potencial risco de contaminação microbiológica'', mas a empresa garante que consumidores não foram prejudicados

Publicado em: 09/05/2024 10:40 | Atualizado em: 12/05/2024 20:07

 (Divulgação)
Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu venda, distribuição e uso de alguns lotes de versões do detergente Ypê por “potencial risco de contaminação microbiológica”.

 

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, detergentes de todas as essências da empresa foram atingidas. Elas foram produzidas em geral entre julho e dezembro de 2022. A maioria dos produtos corresponde aos lotes finalizados em 1 e 3, mas há outros na lista completa (veja abaixo).

 

Os demais produtos de limpeza não foram atingidos. Segundo a agência, há divergências do produto em relação à fórmula química que deveria conter. O recolhimento do produto tem sido feito voluntariamente pela fabricante, a Química Amparo.

 

O QUE DIZ A YPÊ 

 

"São Paulo, 09 de maio de 2024

 

 A Química Amparo informa que os lotes de produtos apontados pela publicação da Anvisa, já haviam sido detectados pelo controle de qualidade da própria empresa que iniciou o recolhimento voluntário dos itens há mais de um mês e comunicou à agência reguladora, em conformidade com as diretrizes do próprio órgão.

 

Após uma rigorosa análise interna identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato. 

Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa.


Além disso, a empresa reforça que a segurança, a qualidade de seus produtos e a atenção aos clientes e consumidores são prioridades desde sua fundação, há mais de 70 anos.


Atenciosamente, Química Amparo Ltda."

 

A empresa também reforça que:

 

- O processo de recolhimento vem sendo feito há cerca de 1 mês

- Não há riscos pra saúde do consumidor, apenas descaracterização do odor

- Consumidor que tiver itens dos lotes em questão deve entrar em contato com o SAC da empresa para substituição 

 

Lotes envolvidos podem ser consultados  no site www.ype.ind.br 

 

Caso o consumidor possua uma unidade dos lotes indicados, poderá entrar em contato com a empresa para a substituição gratuita por meio do SAC email sac@ype.ind.br ou telefone 08001300544. 

 

Confira a matéria completa no Metrópoles

 

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