Transplante

Coração que será transplantado chega ao Recife em avião da FAB

O órgão foi encaminhado para o PROCAPE

Publicado em: 18/04/2024 22:45

 (Foto: Divulgação/SDS)
Foto: Divulgação/SDS
Um coração que será transplantado chegou ao Recife na noite desta quinta-feira (18) após ser enviado de Campina Grande, na Paraíba, por um avião da Força Aérea Brasileira. Em solo pernambucano, o órgão foi transportado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), através do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

De acordo com a SDS, o avião da FAB pousou às 19h40 na base aérea do Recife e foi levado para o campo da Universidade de Pernambuco (UPE), “com a máxima urgência que este tipo de transporte pede”.

Por norma, o intervalo máximo entre a retirada e a doação não deve exceder quatro horas. Por isso, diante da urgência, tudo foi feito de helicóptero.

O coração chegou na UPE, às 19h57, e seguiu para o PROCAPE para ser destinado receptor do órgão.

“Toda a equipe da SDS, em especial o GTA, torce para que a cirurgia seja bem sucedida, assim como aconteceu, em um caso semelhante, no mês passado!”, destacou a pasta.

Outro caso

Em março deste ano, um coração para transplante foi transportado de Campina Grande, na Paraíba, para uma paciente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro da Boa Vista, no Recife.

Nas redes sociais, a jovem que recebeu o órgão comentou no vídeo da chegada do GTA, divulgado nas redes sociais da SDS, que aquele ‘’foi o seu coração chegando’’.

Fila de espera

Mais de 66 mil pessoas aguardam por algum tipo de transplante no Brasil. Somente em Pernambuco, 2.918 pacientes precisam de um novo órgão, fazendo com que o estado seja o com a maior demanda no Nordeste.

O órgão mais demandado é o rim, com 1.613 pessoas na fila. Logo atrás, vem a córnea, que tem uma lista de espera com 1.108 pessoas. Em Pernambuco, 876 órgãos foram transplantados em 2023, tornando o estado como o sexto que mais faz este tipo de procedimento no país.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL