Serviços essenciais

Porto Digital divulga nota oficial e critica série de quedas de energia elétrica no Bairro do Recife

Instituição expressou "seu veemente repúdio às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que têm afetado severamente a operacionalidade e a segurança das empresas aqui instaladas, equipamentos culturais e dos estabelecimentos comerciais da região"

Publicado em: 24/04/2024 12:01 | Atualizado em: 24/04/2024 15:04

Porto Digital fica no Bairro do Recife  (fOTO: Divulgação )
Porto Digital fica no Bairro do Recife (fOTO: Divulgação )
O Porto Digital divulgou, nesta quarta (24), uma nota oficial de repúdio e criticou a séria de quedas de energia elétrica registrada no Bairro do Recife. 

Um dos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil, o Porto Digital aponta prejuízos para as atividades. 

Na nota, a instituição expressa "seu veemente repúdio às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que têm afetado severamente a operacionalidade e a segurança das empresas aqui instaladas, equipamentos culturais e dos estabelecimentos comerciais da região".

O comunicado também é assinado pela Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Asseporo PE e PB), Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco)  e  Associação de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Softex). 
No comunicado oficial, o Porto Digital afirma que "essas frequentes quedas de energia não apenas comprometem o desenvolvimento tecnológico e empresarial, crucial para a economia local e nacional, mas também impõem riscos significativos às operações críticas que dependem da estabilidade energética para manter sistemas e dados seguros".
 
Prejuízos

Na nota de repúdio, o Porto Digital "exige da Neoenergia uma posição urgente e eficaz para resolver essas falhas".
"A falta de um serviço de energia elétrica confiável e de qualidade é inaceitável e incompatível com as necessidades de um centro de inovação de nossa estatura", aponta.

A instituição cobra,  ainda, que a Neoenergia  apresente um plano de ações imediatas e de longo prazo," que vise não somente a reparação dos problemas existentes, mas  o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de energia, garantindo assim a estabilidade e a confiabilidade necessárias para o funcionamento de todas as atividades no nosso ecossistema". 
 
Segundo o Porto Digital, "há um esforço da Neoenergia em tratar estas quedas como eventos isolados, mas todos sabemos que se trata de um problema estrutural".
 
Ainda na nota oficial, a entidade afirma que está comprometida com o progresso tecnológico e com o bem-estar da cidade.
Por isso,  o Porto Digital  "permanece aberto ao diálogo para encontrar soluções que beneficiem todos os envolvidos".
 
" Contamos com a compreensão e ação rápida da Neoenergia para corrigir e prevenir futuras interrupções, de forma a assegurar que nossa comunidade possa continuar a prosperar sem enfrentar barreiras evitáveis. A resiliência e a robustez da infraestrutura de energia são vitais para a manutenção e crescimento do nosso ecossistema de inovação", acrescenta. 

Por fim, a instituição diz que está  à disposição "para trabalhar conjuntamente em melhorias, e reiteramos nosso compromisso com a excelência e a inovação e reafirma o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e econômico do Bairro do Recife".
 
No encerramento do comunicado, a entidade afirma que "espera que a Neoenergia adote medidas que estejam à altura das necessidades de um dos principais centros de inovação do Brasil".


Conheça o Porto Digital 

O Porto Digital cresceu 14% no faturamento e alcançou R$ 5,4 bilhões de receita de suas empresas e chegou a 18.400 colaboradores. 
Atualmente, o parque localizado no Bairro do Recife, conta com 415 empresas.

Além disso, o Porto Digital possui uma comunidade onde já registra mais de  300 startups cadastradas e realiza diversas ações em prol do desenvolvimento do ecossistema de inovação e tecnologia.
 
O que diz a Neoenergia 
 
Por meio de nota, a Neoenergia Pernambuco afirmou  que as ocorrências no fornecimento de energia relatadas pelo Porto Digital tiveram como causa principal questões climáticas de maior intensidade que impactaram a cidade do Recife neste ano. 
 
"Houve registro de significativos aumentos de chuvas e na quantidade de raios nesses últimos meses. Os casos registrados tiveram as causas devidamente tratadas pela distribuidora com a maior brevidade possível", acrescentou.  
 
A Neoenergia reforça que não há registro de novos casos no Bairro do Recife. 
"A empresa está trabalhando em um forte plano de resiliência da rede elétrica e segue comprometida com a qualidade do serviço prestado à população", observou.
 
A Neoenergia disse que "vem mantendo diálogo com o Porto Digital e está à disposição para detalhar seu criterioso plano de manutenção preventiva desenvolvido para a região onde o ecossistema de tecnologia e inovação está inserido, inclusive com reunião previamente agendada para sexta-feira (26)". 
 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL