EM PAULISTA

Confusão entre equipes de vereadoras termina em ameaça com faca e homem baleado

Briga aconteceu em Paulista, no Grande Recife, nesta quarta (24), e foi flagrado por câmeras

Publicado em: 24/04/2024 12:54 | Atualizado em: 24/04/2024 18:55

Um vídeo que circula nas redes sociais flagra o momento em que o segurança sacou a arma e atirou em um homem, após uma discussão por território político, em Paulista, no Grande Recife  (Foto: Reprodução/Redes Sociais )
Um vídeo que circula nas redes sociais flagra o momento em que o segurança sacou a arma e atirou em um homem, após uma discussão por território político, em Paulista, no Grande Recife (Foto: Reprodução/Redes Sociais )

Uma confusão envolvendo equipes de assessoria de duas vereadoras de Paulista, no Grande Recife, acabou em ameaça com faca e um homem ferido com um tiro na perna. 
 
O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), em uma praça que fica no entorno do terminal de ônibus do bairro de Pau Amarelo. 
 
Tudo foi registrado em vídeo. As imagens mostram o tumulto e o homem gritando de dor depois de ser atingido pelo disparo. 
 
O homem ferido é noivo da vereadora Cassiane de Iranildo (PV), identificado como Rafael, de 27 anos. 
  
Ele faz parte da equipe de assessoria da parlamentar e foi baleado na perna por um segurança da equipe da vereadora Marcelly da Aquarela (PDT). 
 
Segundo a Polícia Civil, o autor do disparo teria também desferido uma coronhada na cabeça de uma mulher que estava no local. 
 
E, segundo informações extraoficiais confirmadas pelo Diario de Pernambuco, a vítima da lesão seria a própria vereadora Cassiane de Iranildo.  

Segundo uma fonte política entrevistada pela reportagem do Diario, que preferiu não ser identificada, a vítima foi baleada após puxar uma faca para intimidar o segurança. 

Vídeo
 
Um vídeo que circula nas redes sociais flagra o momento em que a vítima é baleada pelo segurança, em uma curta distância, praticamente à queima-roupa. 
 
 
O disparo atingiu a perna esquerda do rapaz, que grita de dor, enquanto outra mulher que estava no local se desespera e também começa a gritar. 

“Você atirou nele!”, diz a mulher aos gritos após a vítima ser baleada, enquanto outros assessores se afastam para tentar dispersar a confusão. 

Essa mesma fonte contou ao Diario que o tiro foi disparado após uma forte discussão motivada por disputa de território político em Pau Amarelo, nas vésperas das eleições.  

O bairro seria uma área de predominância política de Marcelly, segundo esta fonte. 

“Ali foi uma disputa de duas vereadoras de mandato. A equipe da vereadora Cassiane de Iranildo foi até a praça do terminal de Pau Amarelo para gravar um vídeo político, para pedir votos e mensurar que participou dos pedidos para as obras de requalificação da praça. Nisso, a equipe de Marcelly, que têm predominância no território local, se incomodou e os dois grupos  entraram em discussão verbal. Daí, Iranildo, que é o pai da vereadora Cassiane, costuma andar armado com arma branca, e o genro dele hoje também estava armado com uma faca. E aí o segurança da vereadora Marcelly sacou a arma e atirou em Rafael. A informação que chegou até nós é que o Rafael puxou a faca para intimidar o segurança e, em seguida, houve a reação. Tudo partiu da discussão acalorada no local por uma disputa de território”, contou a fonte ao Diario. 

Ainda segundo ele, assim que foi baleado, a vítima foi levada para o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista. Não há informações sobre o estado de saúde dele. 

“Todos os envolvidos foram voluntariamente para a Delegacia de Paulista para registrar o fato. O assunto já repercute bastante no município”, destacou a fonte. 
 
O que diz a vereadora Marcelly da Aquarela
 
Por meio de nota, a vereadora Marcelly da Aquarela informou ao Diario de Pernambuco que esclarece "pontos sobre o ocorrido na praça Sebastião Gomes de Melo, reafirmando nosso compromisso com transparência e diálogo democrático. Refutamos quaisquer acusações, mantendo nosso compromisso com ética e legalidade. Estamos abertos ao diálogo e prontos para esclarecer dúvidas. Contamos com compreensão e apoio de todos".
 
Polícia Civil 
 
A reportagem do Diario entrou em contato com a Polícia Civil, que por meio de nota disse que: "A Polícia Civil de Pernambuco informa que está investigando uma ocorrência de tentativa de homicídio e de lesão corporal, registrada no dia 24/04, por meio da Equipe de Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Norte. As vítimas, um homem de 27 anos (vítima da tentativa de homicídio) e uma mulher de 26 anos (vítima da lesão corporal) afirmam que estavam em praça pública, em um evento, quando o autor questionou o que eles estavam fazendo lá. O autor, segundo relatos, desferiu um soco na vítima mulher, dando-lhe uma coronhada na cabeça com uma arma de fogo, e em seguida disparou contra a vítima homem, que foi socorrida para uma unidade hospitalar local. As diligências seguem até o total esclarecimento do ocorrido". 

A equipe do Diario também procurou o presidente da Câmara de Vereadores do Paulista, Edinho Araújo, contudo, até a última atualização desta matéria o parlamentar não retornou. 
 
Polícia Militar 
 
Já a Polícia Militar informou por meio de nota que: "A Polícia Militar informa, através do 17º BPM, que foi acionada para verificar uma suposta tentativa de homicídio em Pau Amarelo. Ao chegar ao local, o efetivo policial tomou conhecimento que durante uma discussão envolvendo vereadoras de Paulista e suas respectivas assessorias, houve um disparo de arma de fogo efetuado por um homem contra um adversário político da outra assessoria. O ferido foi socorrido para o Hospital Miguel Arraes. O autor do disparo se apresentou, à tarde, no 17º BPM e a Polícia Civil vai investigar as circunstâncias e motivação dos fatos dessa ocorrência". 
 
Até o fechamento desta matéria, a vereadora Cassiane de Iranildo não se pronunciou.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL