Transporte público

Importunação sexual em ônibus é alvo de ação de orientação no Recife

Técnicos do Grande Recife Consórcio fizeram trabalho, nesta quarta (8), no terminal da Macaxeira, na Zona Norte

Publicado em: 08/05/2024 12:50 | Atualizado em: 08/05/2024 12:58

Técnicos distribuíram panfletos em terminal de ônibus  (Foto: Grande Recife Consórcio )
Técnicos distribuíram panfletos em terminal de ônibus (Foto: Grande Recife Consórcio )
O Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) realizou, nesta quarta (8),  no Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte da capital, uma ação educativa de alerta para importunação sexual nos ônibus.  
 
A ideia foi mostrar como devem ser feitas as denúncias para casos desse tipo. 
 
As pessoas podem entrar em contato com a  Polícia Militar, pelo 190, ou com o Grande Recife, pelo 0800.081.0158. 
 
Essa ação será levada para todos os terminais integrados da Região da Metropolitana do Recife.
 
Importunação sexual é a prática  de ato libidinoso "com o objetivo de satisfazer a própria luxúria". A pena prevista é de reclusão de um a cinco  anos de prisão.
 
Como foi

No TI da Macaxeira, técnicos de educação e fiscalização do CTM realizaram a distribuição de panfletos e esclareceram os passageiros de ônibus como identificá-las, evitá-las e denunciá-las a importunação e assédio sexual.
 
 Além disso, foi disponibilizado material de enfrentamento à importunação sexual para que as empresas  distribuam na frota ônibus  na Região Metropolitana do Recife e também foram entregues em todos os Terminais Integrados do Estado.

Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, destacou que a ação teve como foco promover a conscientização de uma cultura sobre o respeito, igualdade e dignidade para todas as pessoas, principalmente as mulheres.
 
“O respeito é um direito fundamental. É de grande importância que as mulheres denunciem, pois, assim, podemos garantir que seja feita justiça e que o ambiente nos transportes coletivos seja mais seguro. Se você for vítima ou presenciar um caso de importunação sexual, procure o motorista e informe sobre o ocorrido imediatamente, que eles vão orientar sobre como se deve agir”.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL