Cidadania

Imposto de Renda: Recife usa Whatsapp para estimular doações para crianças, adolescentes e idosos

Pessoas físicas que optem pelo modelo completo da declaração podem doar até 6% do imposto para programas e ações sociais destinados a estes grupos que vivem em situação de vulnerabilidade social no Recife

Publicado em: 08/05/2024 13:45 | Atualizado em: 08/05/2024 13:53

É possível fazer doação pelo WhatsApp (Foto: Divulgação)
É possível fazer doação pelo WhatsApp (Foto: Divulgação)
Ajudar as instituições recifenses que prestam assistência social voltadas para pessoas idosas e para crianças e adolescentes pode ser mais simples do que se imagina. 
 
A Prefeitura do Recife utiliza a tecnologia com informações valiosas sobre como doar o valor do Imposto de Renda para esses dois grupos, que, muitas vezes, vivem em situação de vulnerabilidade. 
 
O passo a passo de como destinar o valor vai pelo WhatsApp oficial da prefeitura e as mensagens começaram a ser enviadas nesta quarta-feira (08/05).

É possível doar até 6% do imposto devido. Deste total, o cidadão pode escolher destinar até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo da Pessoa Idosa.
 
Estes fundos têm a responsabilidade de repassar os recursos para instituições que oferecem apoio a crianças e adolescentes, ou para entidades que prestam assistência a idosos na nossa cidade. 
 
O valor máximo a ser doado já vem calculado automaticamente no formulário de declaração. 

Como fazer a doação 
 
É preciso entrar na área da declaração do Imposto de Renda e selecionar a opção “Pagamentos”.
 
Depois, é necessário clicar no símbolo do “mais”, para adicionar um novo pagamento, que será a doação e selecione a opção “Doações Diretamente na Declaração”. 
 
A modalidade de declaração tem que ser a completa.
Então, a pessoa verá o valor total disponível para a doação, que equivale ao teto de 6% do seu imposto de renda. 
 
Em seguida, a pessoa deve escolher qual o Fundo que quer contemplar, lembrando que podem ser os dois.

Para garantir que esse recurso fique no Recife e seja aplicado nas instituições da nossa cidade, escolha a opção “Doações aos Fundos Municipais”, depois selecione a unidade federativa, no campo “UF”, e escolha o estado de Pernambuco. Agora você deve ir no campo “Município” e escolher “Recife”.

 Quando você finalizar a declaração, não se esqueça de pagar o boleto de cada doação realizada. É só clicar no botão “Consultar Débitos, Emitir Darfs e Alterar Quotas”. Na seção “Demais débitos da declaração”, vão aparecer as doações que você escolheu.
 
Clique no símbolo da impressora para emitir o boleto e realize o pagamento dentro do prazo.

No Recife, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR) aplicará o recurso para construção de um Centro de Convivência do Idoso. Já o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) aplicará em favor das ONGS que atuam na proteção de crianças e adolescentes.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL